top of page
Lousã Recicla: Empresas unidas pela sustentabilidade
Lousã Recicla: Empresas unidas pela sustentabilidade

O Projeto

Entidades promotoras:

Cãmara Municipal da Lousã
Sociedade Ponto Verde
AESL
ARCIL

Entidades parceiras:

Candidaturas até 22 de Março 2024

Lousã Recicla

Enquadramento

Numa altura em que as Alterações Climáticas são uma preocupação global, importa desencadear medidas que permitam uma maior consciencialização da população, empresários e decisores políticos para a necessidade de uma mudança comportamental por parte de todos.

Neste sentido, a Reciclagem é um processo de elevada importância por contribuir, de forma eficaz, para a minimização dos impactos das alterações climáticas. Importa,  por isso,  incentivar a população em geral a adotar a reciclagem como parte integrante do seu  quotidiano. 

 

É com este objetivo que surge o projeto Lousã Recicla que, através da ativação  de  um  conjunto  de canais de comunicação, pretende fazer despertar uma mudança comportamental e apelar à responsabilidade ambiental em várias dimensões da nossa sociedade.

Para o efeito, a Câmara Municipal da Lousã em parceria com a Sociedade Ponto Verde desenvolveu um projeto ambicioso que abrange três dimensões distintas no âmbito da sensibilização:

  • Incentivar as empresas do concelho a implementarem circuitos de reciclagem nos seus espaços;

  • Incentivar as empresas do Canal Horeca a procederem ao encaminhamento do Vidro para os circuitos de reciclagem;

  • Sensibilizar os munícipes para a adoção de hábitos de reciclagem no seu quotidiano.

Entidades Parceiras

Observada a importância que este projeto assume, entende-se como fundamental  envolver outras entidades no processo,  para que as metas definidas possam ser amplamente ultrapassadas e para que haja um grande envolvimento  e adesão ao projeto.

ARCIL

A ARCIL, no  âmbito do seu programa RECINCLUSA - Reciclagem pela Inclusão, assumirá um papel de extrema importância neste projeto, por desenvolver uma  abordagem de sensibilização e informação porta-a-porta junto dos empresários do Canal Horeca da Lousã.

É objetivo desta iniciativa incentivar e sensibilizar os empresários para a importância de encaminharem o vidro para os circuitos de Reciclagem.

AESL

A AESL - Associação Empresarial da Serra da Lousã, pela sua importância e capacidade mobilizadora em relação aos empresários do concelho, assumirá o papel de difundir a iniciativa e mobilizar os empresários para a adesão ao projeto como uma responsabilidade ambiental que todos devem assumir.

Objetivos

30%

Aumentar o número de empresas do Canal Horeca que encaminha o vidro para os circuitos de reciclagem

Empresas certificadas com o Certificado Lousã Recicla

150

20%

Aumentar o número de empresas aderentes à Recolha Seletiva Porta-a-Porta

bottom of page